domingo, 19 de junho de 2016

O discurso das cidades

O discurso das cidades
[ PDF 663 ]
[ em construção ]



Com um conjunto de ruas e avenidas, espaços públicos como parques e praças. com pistas de automóveis ou calçadas, com usos exclusivos para pedestre, delimitado por guias ou meio fio. Com um conjunto de logradouros públicos, a cidade utiliza de uma linguagem. Um linguagem que procura ser democrata, sem distinção de sexo ou idade, sem distinção de cor ou raça, sem a distinção de condição de mobilidade, imobilidade ou deficiência. Cada um pode ter o seus espaços em uma arquitetura de facilidades. As cidades seguem um modelo universal, com algumas exceções.

O modelo de seguir caminhando ou conduzindo um veiculo, pelo lado direito da calçada ou de uma avenida, é quase que praticamente adotado pela maioria dos países, exceto alguns, por argumentos históricos, que levaram em consideração o cocheiro e a carruagem. Até em uma escada rolante o critério é adotado, quem não tem pressa deve manter-se a direita, deixando o espaço livre a esquerda, para os que tem pressa em escadas, seja ela fixa ou rolante. Trens, navios e aviões, seguiram modelos semelhantes, estabelecendo vias destacadas, para sentidos diferentes. O que a principio pode ser entendido como educação, destaca-se por maior importância, por serem critérios de segurança.

Por um lado da pista, seguem os automóveis sinalizados com luzes vermelhas suaves, que vez por outra se tornam mais intensas. Indicam uma redução de velocidade ou uma parada brusca, informação necessária para quem vem atras. E no outro lado da pista circulam veículos com luzes brancas, as vezes com um curto alcance, voltadas para o chão, e por vezes de longo alcance, e com maior intensidade. Vez por outra pode surgir uma luz amarela ou alaranjada, piscando, indicando a intenção de um condutor, em deslocamento, de virar a esquerda ou a direita. Um par de luzes amareladas ou alaranjadas, piscando, em modo intermitente, identifica um veiculo parado.  Luzes brancas avistadas pelo retrovisor, podem indicar intenções e situações do veiculo que vem atrás.

Ainda podemos identificar nas ruas outras luzes piscando, acompanhadas de uma sirene, identificando que o veiculo dirige-se a um atendimento de emergência, precisando de prioridade no caminho. Sirenes diferenciadas identificam o tipo de veiculo: bombeiro, policia militar, policia civil ou ambulância. Policia ambiental ou policia federam.

Ainda podemos identificar batedores, com luzes ou sirenes, segundo a frente de um comboio militar; transportes de valores;  indicando a presença de autoridades; como também veículos longos, largos ou pesados. Todos exigindo uma prioridade.

O mobiliário urbano também contem linguagens que definem seus usos e utilidades.



Texto para revista Tecnologia & Negócios
O Discurso das Cidades
PDF 662


Rn, 19/06/16
por Roberto Cardoso (Maracajá)
Colunista em  Informática em Revista
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico FAPERN/UFRN/CNPq

Plataforma Lattes
http://lattes.cnpq.br/8719259304706553

Produção Cultural e Intelectual
http://robertocardoso.blogspot.com.br/  
http://blogdomaracaja.tumblr.com/
https://www.tumblr.com/blog/resenhasdomaracaja       
http://www.publikador.com/author/maracaja/  
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=173422 http://www.publikador.com/author/rcardoso277/  
http://www.informaticaemrevista.com.br/  
http://issuu.com/robertocardoso73  
http://jornaldehoje.com.br/search/roberto+cardoso  
http://www.substantivoplural.com.br/?s=Roberto+cardoso  
https://docs.com/roberto-cardoso  http://www.youscribe.com/rcardoso277/   

Nenhum comentário:

Postar um comentário