domingo, 18 de outubro de 2015

Dualidades e osmoses (v.2)



Dualidades e osmoses (v.2)
PDF 509
 
 
Algumas das partes externas do corpo humano são duplas, para mostrar que em determinados momentos poderá haver duas opções. E uma escolha deverá ser feita diante de duas opções. Duas direções que podem ser apontadas por um dedo indicador. O dedo indicador esquerdo ou o direito, posições definidas a partir do uso de uma das mãos. Uma mão direita ou uma mão esquerda, cada uma podendo elencar cinco opções. Escolhida a direção, uma perna deverá dar o primeiro passo, a perna direita ou a perna esquerda. Um pé deverá deixar o espaço que ocupa, para ocupar outra posição. Um pé segue o outro, até que juntos possam fazer uma pausa, para avaliar ou corrigir o rumo. Novos passos, e novas direções podem ser definidos e traçados. O primeiro passo vai acompanhado de um olhar. Um olhar à direita ou um olhar á esquerda.  E seguir para onde o nariz aponta. O nariz órgão fundamental para os animais, com olfato apurado, que seguem um faro. 

Seguir um caminho com o nariz à frente, apontando uma direção. Tal como o nariz de um avião que oculta um radar, identificando o que pode ser encontrado à frente. Seguir com o nariz voltado à vante, empinado, ou voltado para o chão, sempre acompanhando o olhar. Uma direção determinada pelos movimentos do pescoço que faz o elo entre a cabeça e o corpo, com os membros de direção e locomoção. O pescoço como a ligação entre o pensar e o agir, entre o avaliar e decidir. 

Algumas partes da anatomia interna do corpo humano também são duplas. Os dois lados do cérebro fazem sinapses e trocam informações entre si. Daí se faz as escolhas de quem será a tomada de decisão, de um caminho ou direção a seguir. Cada lado do cérebro comanda o lado oposto do corpo. Entre caminhos cruzados surge a dúvida entre a razão e a emoção.

A oxigenação do cérebro é necessidade básica para uma boa decisão. E um par de rins filtra o sangue que chegará ao cérebro proporcionando uma boa oxigenação, livrando o sangue de impurezas e incertezas. Um par de rins representa uma dualidade ao filtrar o sangue, o simbolismo da vida. Côncavos e voltados um para o outro representam os relacionamentos a dois. Ambos filtram o sangue e a vida, o sangue que corre nas veias e pulsa no coração. O sangue que determina o ritmo da vida, na frequência cardíaca (FC) e na frequência respiratória (FR), determinada por um par de pulmões que mantém um contato com o ar exterior, o meio exterior. E uma intensidade da emoção é detectada na pressão arterial (PA).  As informações que o corpo fornece em: “Enfermagem e komunicologia”, por Roberto Cardoso, publicado em: Informática em Revista (http://www.informaticaemrevista.com.br/).

O lado direito é sempre definido como o correto, o lado certo e da certeza. A direção e a decisão correta a partir da visão cartesiana, o lado positivo. Uma visão de quem os criou, uma visão de uma maioria destra. Nas ruas onde trafegam os automóveis, a mão a ser tomada é a mão direita. A mão esquerda destina-se aos que estão voltando. Voltando por alguma razão ou sugestão. Foram e agora podem estar voltando; ou podem estar simplesmente chegando, partindo de suas origens. 

Na política os grupos de esquerda se antagonizam com grupos de direita. Grupos mais radicais surgem de um lado ou de outro, podem atingir uma extrema direita ou uma extrema esquerda. Entre um grupo de direita e um grupo de esquerda surgem grupos de centro, buscando um espaço tentando equilibrar as forças.

Quem deseja ir de carro para determinado lado ou determinada direção, deve seguir pela mão direita, por questões de segurança e regras de transito.  A mão esquerda é a contramão do fluxo, com veículos diversos em direção contraria. E simbolicamente o lado do coração, com opiniões, conceitos e ideias vindas em direção contraria, por aqueles que circulam e trafegam ao redor. Aqueles que desejam ocupar o seu lugar.

Depois de muito tempo de convivência com uma pessoa, osmoses de decisões e comportamentos acontecem. A condição e a decisão de formar um só corpo criam condições de ser tomada apenas uma decisão. Quatro olhos formaram quatro olhares, sendo um deles o escolhido. Quatro dedos indicadores apontaram para quatro direções, sendo apenas uma escolhida. Duas bocas fizeram apenas uma fala, para seguir em uma direção, apontada por um nariz.

Comportamentos são compartilhados e assimilados. Gostos podem ser misturados e reorganizados. A mistura de gostos e sabores criam novas opções organolépticas. Gostos por alimentos ou novos comportamentos. As capacidades de audição e degustação proporcionam novos olhares para novos aromas, com o tato e o contato do dia a dia.    

 

18/10/15

Texto disponível em:


 

Versão original:



 

Rio de Janeiro/RJ ─ 10/10/2014       

Texto produzido para:  

Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento 

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento 

Key Words: management; quality;  knowledge  

  

CMEC/FUNCARTE Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes - Natal/RN    

Roberto Cardoso   


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário