sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Stop Look Listen


Stop Look Listen

 


Nos anos da década de 1970 Diana Ross & Marvin Gaye fizeram um grande sucesso com a musica Stop, Look, Listen (to Your Hearth).  Uma música em que Marvin e Diana dialogavam entre si, cada um com a sua fala e ao seu tempo. Cada um falava ao outro para parar e escutar o próprio coração. Três palavras que foram eternizadas pela música, mas fazem parte do cotidiano da humanidade.

Três palavras que são encontradas a cada passagem de nível de uma linha férrea e uma rodovia ou uma simples rua de tráfego de automóveis. O cruzamento da estrada de ferro sinaliza aos pedestres e aos veículos para antes de atravessar a linha férrea, parar, olhar e escutar o barulho do trem. Pessoas que tem uma boa audição são capazes de colocar o ouvido sobre o trilho do trem e estimar a que distancia se encontra o trem, ou o tempo estimado para chegar ponto de escuta.

Parar diante a linha férrea e escutar o apito do trem. Alem de sinalizar a via sinaliza o meio de transporte mais eficaz e mais veloz, tanto o trem quanto o progresso não podem parar, as pessoas e os veículos param para o trem, símbolo da tecnologia de transportes, seguir sua viagem. Está no direito primitivo que a preferência primeiramente é do pedestre, já que ele chegou primeiro ao mundo, depois chegou a máquina a vapor como foi a propulsão das primeiras locomotivas que transportavam muitas pessoas e se tornou prioridade e preferência ao cruzar uma estrada. Todos devem parar para que o comboio passe.

Hoje o mundo evoluiu seus transportes e a aviação possui uma maior velocidade e ao avião deve ser dada a preferência, todos devem chegar antes dele no aeroporto e aguardar a sua chegada, a avião não pode parar e não pode esperar. Alguns veículos sobre trilhos já se deslocam por vias suspensas como o VLT, o veículo leve sobre trilhos. A medida que a tecnologia e a sociedade evolui sobem os conceitos e as vias.

O que se desloca mais rápido que o avião hoje é a comunicação em infovias, tal como ferrovias e aerovias são instaladas, com fibra óptica, cruzando ruas e estradas sem serem interrompidas, trafegam por cima ou por baixo, não importa onde, o que importa é a não interrupção do tráfego. As comunicações de rádio e telefonia celular circulam de uma antena a outra a partir de altas torres.

Nas implantações de estradas de ferro, eram instalados, ao lado da via, postes alinhados com uma fiação por onde corriam as mensagens em código Morse para que chegassem a próxima estação antes da chegada do trem. A principal informação era a hora da partida e a estimativa da hora da chegada. Tal como acontece hoje com os aviões e suas informações: ETA - Estimated Time of Arrival e ETD - Estimated Time of Departure. Mensagens informadas aos próximos aeroportos de escala, os horários estimados de partidas e de chegadas.

Stop, look and listen, pare, olhe e escute. Assim como a tecnologia e o progresso, os transportes e a comunicação, o seu coração também não pode parar.

 


Enviado para

Informática em Revista

Agosto/2013

 
Natal - Parnamirim/RN ─  19/07/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Cientista Social
Jornalista Científico
Colunista em Informática em Revista
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
No período de  julho/2013 a outubro estarei concorrendo ao PREMIO DESTAQUES DO MERCADO na categoria Colunista em Informática na publicação Informática em Revista.
 
 
A votação poderá ser feita usando um e-mail por mês. Após a votação espere o retorno do e-mail para validação do voto. Só após a validação é que o voto é computado
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário